top of page
  • Foto do escritorAo Ponto

Matilda Lanches - inovação retrô

Atualizado: 18 de fev. de 2020



Estávamos namorando faz um tempo o Matilda Lanches pelo instagram, todas as suas cores e mulheres de biquíni, e um passeio pela Avenida Paulista se mostrou a oportunidade perfeita para conhecermos ao vivo o restaurante.


E, devo dizer, o Matilda segurou toda a barra das expectativas que nós tínhamos.


Cantinho abençoado pelo Pinterest


O local não é muito grande, deve comportar confortavelmente umas 20 pessoas. Suas mesas são pequenas, acompanhadas de banquinhos ao invés de cadeiras, mas não passa uma sensação de apertado, tudo cabe confortavelmente no espaço.


O restaurante é composto por dois elementos principais: amarelo e plantas, tudo quebrado com uma boa dose de branco para poupar sua vista. Surpreendentemente o ambiente é bem equilibrado, mesmo com o tom de amarelo bem vibrante tomando conta da maioria dele.


Os pequenos detalhes, como os cartões postais e a fileira de frangos de borracha na parede te levam a se apaixonar pelas peculiaridades no local, e uma coisinha aqui e ali são suficientes para te entreter enquanto espera a sua comida.



Eu sou de todo mundo e todo mundo me quer bem


O menu não é muito comprido nem muito conciso, com 6 entradas e 4 categorias de pratos (sobremesas a parte).


Há várias opções vegetarianas, veganas e sem glúten! Não só um cantinho da página com 2 pratos tristes e mal amados, que o chefe só pois pra gente parar de encher o saco. Todas as categorias tem pelo menos 1 opção que agrade a todos e, para vocês seu glúten, pode substituir o pão por 2 folhas de repolho roxo, que além de dar um "croc" na sua mordida, deixa o lanche uma gracinha.


Há uma cartela separada para bebidas e sobremesas, e convenientemente fica na sua mesa o tempo todo, te tentando. Além dos clássicos coca-cola e água com gás, também há opções mais exóticas; como kombucha e gloops (uma marca de refrigerante nacional, mais lado B).


O estabelecimento em si não possui drinques bacaninhas, só a clássica breja gelada, mas muito convenientemente, dividindo parede com o Matilda tem o Ema, um bar dos mesmos donos. Não é incomum que as pessoas vão até o bar para pegar bebidas e voltem para o restaurante.



Entradas triunfais


Como aqui nós somos novidadeiras, não íamos pedir batatinha com tanta opção no cardápio, então fizemos escolhas mais exóticas.


Nossa primeira entrada foi o "kung-fu": uma porção com 4 guiozas vegetarianos. Ele vem completamente frito, com molho agridoce, maionese kewpie e folhas de coentro (você vai notar que é um tema recorrente aos pratos). Os Guiozas são bem crocantes e o recheio macio, com repolho e cenoura bem picadinhos. Os molhos que acompanham complementam muito bem o prato: a riqueza do agridoce balanceada pela maionese, que realmente tem diferença da nossa querida Helmans, sendo um pouco mais homogênea e cremosa, se equilibram, e se comer um dos bolinhos com uma ramo de coentro ele fica ainda mais show.

Além disso, também quisemos uma porção de "quiabo na chapa". Ele vem coberto por um molho de misso, que olha, só por deus. Ele é salgado e azedo e maravilhoso , junto com o quiabo queimadinho que neutraliza um pouco do azedo do molho, se tornando uma combinação perfeita. Nunca achei que fosse gostar tanto assim desse fruto (pois é, é um fruto, eu chequei), e não podia recomendar mais que peçam esse prato. Eu voltaria unicamente por essa entrada.


Bun Bah - eu não tava preparada

Stella - Devo admitir que a escolha foi muito difícil, se pudesse teria pego um de cada, mas como o estômago é só um e a carteira não permite, fui de Bun Bah. Esse lanche é possivelmente o melhor sanduíche de frango que eu já comi até agora.


Tudo começa com uma caminha de guacamole, que se eu for bem sincera, você esquece que ta lá, mas que fica lindíssima no lanche. Logo um seguida vem o melhor frango que existe nesse universo.


Empanado com farinha panko e com certeza algumas especiarias que não constam no cardápio, essa crosta dos deuses embala um frango super suculento, que desmancha em cada mordida.


Por cima, temos uma maionese laranja de curry que da uma apimentadinha a mais para a brincadeira, picles de cebola roxa que traz um azedinho e quebra com toda a gordura e pra finalizar umas folhinhas de coentro, que dão um toque fresco para a obra.


Eu não consigo enfatizar o quanto esse lanche é bom e todo mundo desse universo deve comer pelo menos uma vez na vida, tudo se equilibra perfeitamente, os sabores, as texturas e até o tamanho são ideais.


Faça uma favor para o seu corpo peça um Bun Bah.


Matilda Vietnamita - será que tem coentro?

Giulia - Continuei com o meu tema de pimenta e escolhi o Matilda Vietnamita (fiquem atentos ao pedir porque eles também tem um vietnamita vegetariano, não confundam o ser garçom), o único prato com jalapeño. Sei lá por quê eu fiz isso.


O lanche é uma baguete, com frango desfiado ao molho oriental da casa, com cenoura, picle, maionese, jalapeños e um monte de coentro.


Muito coentro.


E eu gosto de coentro, mas dessa vez foi demais. Nos outros pratos que pedimos ele veio na medida certa, mas acho q o chefe se empolgou demais com o meu.


Não me leve a mal, o lanche era bem gostoso, o frango era muito suculento, toda mordida era bem fresca e era possível sentir o gosto de todos os ingredientes, mas conforme você avança no prato, a pimenta anestesia a sua boca e a única coisa que ainda se destaca é, vocês imaginam, o coentro.


Eu daria uma segunda chance para o prato, pediria para segurarem um pouco as folhas e a pimenta, mas sinceramente, depois de dar uma mordida no prato da Stella, me arrependi um pouco da minha escolha.


Vovó Matylde - gostinho de nostalgia

Não podíamos sair de lá sem pedir uma das sobremesas. Nossa escolha número um era o bolo gelado de coco, mas infelizmente ele já tinha acabado. Então fomos para a nossa segunda opção: bolinhos de chuva!


Eu Stella não gosto muito de bolinho de chuva.


Eu sei, eu sei, chocante, mas eu nunca fui a maior fã, acho muito seco. Mas partindo do princípio que o bolinho de chuva é realmente mais sequinho, esse tava show de bola.


Vem uma porção de 6, diretamente da fritadeira, cobertos com açúcar e bastaaante canela, fofíssimos dentro do saquinho de papel pardo, junto com um potinho de doce de leite, que com certeza ajudou com a secura.


Os bolinhos estavam uma delícia, a quantidade de doce de leite foi suficiente para que toda mordida contasse com um pouco, crocantes por fora e bem quentinhos. Tem gosto de infância, e com certeza é uma surpresa muito agradável, em um lugar onde você não esperava do nada ser transportado para a cozinha da sua avó.


Últimas considerações


O Matilda é um ótimo restaurante para juntar a sua galera mais eclética, com opções para todo mundo, utilizando ingredientes surpreendentes e trazendo inovação para seu cardápio.


Um lugar extremamente agradável e divertido, vale à pena visitar ao menos uma vez.


Desde que você goste de coentro.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page