top of page
  • Foto do escritorAo Ponto

Lamen Kazu Paraíso - Justo e honesto

Atualizado: 18 de fev. de 2020



Bem no comecinho da Av. Paulista, logo atrás da Casa das Rosas você encontra o Lamen Kazu, um

" Restaurante especializado em típico macarrão japonês com diversos acompanhamentos ".

E nós, como duas esfomeadas e amantes de lamen que somos, não podíamos deixar de conferir o lugar. Com 4,6 estrelas no Google, as expectativas não eram baixas.



Ambiente Tradicional


Já de lata a gente entra e fala "realmente, um japa". A decoração é bem clássica, de qualquer restaurante japonês que você já foi: as mesas de madeira com tampo escuro, as paredes com vigas de madeira e azulejos em relevo. Tradicional japa de SP.


Por ter dois andares, o pé direito da área das mesas é relativamente baixo, o que não ajuda com o barulho que, sinceramente, incomodou. Talvez nós tenhamos dado azar, já que duas famílias com crianças pequenas estavam almoçando ao mesmo tempo, mas ainda assim, a hora do rush também pode se mostrar um problema para os clientes que gostam de bater um papo durante as refeições.


É um restaurante com pouca iluminação, mas é remediado pela sua fachada de vidro, que permite a entrada de luz da rua.


Até agora, nos parecia um restaurante bem OK, mas estava lotado, então coisa boa tinha que ter!



Mais do mesmo


Muito que bom, nos sentamos e abrimos o menu do Kazu.


Logo de cara muitas opções.


Na verdade, nem muitas opções, mas pequenas mudanças em um prato de base, que ao invés de serem apresentados como extras ou opções, se tornaram pratos com nomes diferentes. Até você notar isso leva um instantinho, o que pode te fazer mudar rapidamente para um página com conteúdo mais digerível.


Os pratos são os clássicos: lamen de shoyu, shio, misso e algumas opções mais apimentadas, como o karamisso. Ele também possui duas opções de pratos vegetarianos, que não é comum para restaurantes desse tipo, então leva nosso "Joinha da inclusão".


Os preços são bem regulares, por volta de 40 reais um dos clássicos, e os especiais não fugiam muito também. Só teve um item do menu que se destacou de uma péssima maneira: os gyozas.


Pra quem não sabe, gyozas são uma parte crucial das nossas vidas, e quando vimos no menu ficamos muito felizes, até ler o preço.


Uma porção com 5 gyozas era 25 reais (a de 3 era 17 reais).


Não dá, sabe? E além disso elas só vem em números primos o que torna bem chato de dividir, toda aquela situação de "come o último" "não, come você" ou pior ainda: "eu não ACREDITO que você comeu o último gyoza, eu queria!". Porções em números ímpares causam divórcios. Grrrrr.


Ficamos decepcionadas e não pedimos a porção. Mas tirando essa situação, todos os preços eram bem justos.


Uma coisa bem legal que esse menu tinha era na primeira página, uma tabela com todos os ingredientes que cada prato tinha, para que pessoas com restrições alimentares pudessem saber quais pratos se acomodam às suas necessidades. Fofinho.



Shio Tan Tan Lamen - cão que ladra não morde, mas te bota pra correr


Giulia - eu fiquei muito dividida na hora de escolher meu prato, mas na prorrogação fui com o Shio Tan Tan Lamen, um dos pratos mais apimentados do menu.


Escolhi ele por se parecer muito com um dos meus lamens favoritos: o karamisso, e por conter gergelim, que eu amo de paixão.


Se vocês forem no Kazu, verão que eles tem um karamisso em seu cardápio, mas por eu já ter expectativas muito altas do que um karamisso deveria ser, decidi escolher um prato semelhante, mas não o mesmo, para poder ser mais justa na minha avaliação e não ficar medindo com as minhas outras experiências.


O Shio Tan Tan é acompanhado de broto de feijão e de bambu, cebolinha, nori e tyashu (carne) picante picado.


Devo admitir que fiquei com um pouco de medo, por ser descrito como muito picante, mas um filho teu não foge a luta e logo coloquei uma colherada da sopa na boca. E foi surpreendentemente de boa!


Ela era bem saborosa, e a pimenta temperava ao invés de simplesmente tornar picante, de tal forma que conforme eu comia o prato, chegava a esquecer que era tão apimentado.


Mas ela era traiçoeira, uma colheradinha aqui, macarrãozinho ali, um pouquinho de broto de feijão para dar aquela quebrada e quando menos esperava meu nariz escorria e meus lábios pinicavam. Não era insuportável, bem longe disso, mas eu com certeza subestimei o efeito que ele estava tendo sobre o meu corpo.


Fique longe dele quando estiver resfriado. Ou não também, deve ajudar.


O macarrão estava perfeito e os acompanhamentos complementavam o prato muito bem. Eu diria que superou minhas expectativas e eu pediria ele de novo se retornasse ao restaurante.


Misso Lamen Tradicional - o PF+F mais crássico do Japão


Stella - eu decidi ir com um dos lamens mais tradicionais, belos, recatados e do lar que tem: o lamen de misso.


Na minha experiência é um lamen que não tem erro, e realmente era bem o que eu esperava.


O prato é bem servido, parece uma bacia de lamen, amei. A sopa é bem saborosa, dá pra sentir um gostinho de cogumelos no final, o que eu achei maravilhoso. Ela era acompanhado de broto de bambu e broto de feijão, cebolinha, nori, alga e um pedaço de tyashu, que é uma carne bem macia.


Devo falar que meu macarrão veio um pouquinho cru, mas conforme ele ficava na sopa quente, logo amoleceu. Então não foi um problema. Tudo estava muito saboroso, o broto de feijão fresco e a carne temperada, mas senti falta de diferentes texturas, tudo era muito macio e mole, nas palavras do grande chefe Jacquin:


"Non tem cocância"

Mas em geral considerei um lamen honesto, cumpriu o que prometeu, a simplicidade de um prato clássico da culinária japonesa, sem frufrus e sem grandes complicações.


Um bom prato. Saí satisfeita, mas não surpreendida.

Últimas considerações


Lamen Kazu é um restaurante preto no branco, serve pratos clássicos em um ambiente tradicional, com o toque genérico do sentir que você já esteve lá antes, puramente por ser igual a todos os outros.


Talvez fosse interessante apostar em um pouco de modernidade, uma atualizadinha para que não fique às sombras dos novos restaurantes de lamen, com propostas mais diferentes e ambientes diferenciados. Confiar na lealdade dos antigos clientes e a praticidade de se localizar em frente a um prédio de escritórios pode não ser suficiente para que o restaurante se mantenha por um longo tempo.


Se estiver buscando uma comida simples e saborosa, o Lamen Kazu é uma boa pedida para você.


Mas jamais vamos superar os gyozas.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page